O que é Vaccum-Forming?
O processo de vacuum-forming é de precisão, utilizando moldes, calor e sucção para moldar formas em alto e baixo relevo, em materiais como PVC, poliestireno, polipropileno e ABS em qualquer cor. A qualidade final das peças é determinada pelo uso de materiais bem dimensionados, precisão dos moldes, manejos e ajustes dos equipamentos de
termoformagem e acabamento, além do design moderno e ergométrico.
Vantagens do processo.
- Substituição de outros materiais (fibra de vidro, madeira, metal, plástico injetado, etc.) por plástico termoformável a vácuo com a incorporação de inúmeras vantagens nos parâmetros de custo, escala, resistência, design, acabamento e durabilidade.
- Desenvolvimento de protótipos exclusivos em pouco tempo e baixo custo.
- Mabeabilidade na tiragem: custo otimizado de uma única peça a milhares com produção e entrega conforme demanda.
- Excelente custo / benefício, com baixo custo final das peças e componentes.
- Peças e componentes personalizados com a logomarca do cliente ou produto, além de infinitas gamas de texturas, cores e variedades de acabamento.
- Suporte total.
- Matéria-prima reciclável e uso de tecnologia limpa (não poluente).
Descrição do processo.
Vacuum-Forming é o processo de produção de peças plásticas para quantidades relativamente pequenas a custos baixos e com moldes baratos e rápidos de execução.
O processo de produção de peças em Vacuum-Forming vem sendo cada vez mais usado em projetos onde os custos dos moldes usados em outros processos de produção, não se justificam para as quantidades de peças produzidas. Também é utilizado para substituir materiais que por limitação de forma, custo ou capacidade de produção, não conseguem atingir a qualidade das peças moldadas.
Como exemplo podemos citar peças em fibra de vidro, alumínio, madeira e aço que estão sendo cada vez mais substituídas por peças plásticas moldadas. Outras vantagens são:a capacidade de produção, o custo beneficio e opções de design e acabamento.
Principais usos da tecnologia.
Apesar das possibilidades ilimitadas do uso de vacuum-forming, destacamos suas principais utilizações:
- Peças industriais e técnicas.
- Componentes para indústria moveleira e de utensílios, tais como divisores de gavetas, racks, porta-CDs, bandejas odontológicas e cirúrgicas, gabinetes para banheiro, lixeiras.
- Eletrodomésticos : interiores e exteriores.
- Indústria eletro-eletrônica, de telecomunicações e de informática : gabinetes e painéis, embalagens.
- Sistemas de bandejas / embalagem para movimentação interna de peças e componentes, retornáveis, sistemas de armazenagem e de transporte interno e externo para linhas de montagem.
- Bandejas técnicas para tráfego de peças encaixáveis.
- Bandejas e maletas para acondicionamento de alimentos.
- Blisters (embalagens transparentes conjugadas com papel ou cartão).
- Brinquedos.
- Peças automotivas.
- Indústria do frio.
- Displays e móbiles, expositores, com ou sem impressão.